Pesquisar

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cigarro causo dano na Audição!

Inúmeros prejuízos à saúde causados pelo fumo são bem conhecidos e divulgados. Aumento do risco para diversos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, periodontais e do aparelho respiratório são amplamente documentados, além de outros distúrbios causados direta ou indiretamente pelo fumo.

O fumante passivo (quem não fuma mas está perto de fumantes, e respira a fumaça) também está sujeito a estes riscos e prejuízos, mesmo que não tenha optado por se expor aos tóxicos presentes na fumaça do cigarro. O ar cheio de fumaça do cigarro tem três vezes mais nicotina, monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça tragada diretamente pelo fumante ativo. Os fumantes passivos ocupam o terceiro lugar na lista de mortes evitáveis da OMS, atrás do consumo excessivo de álcool.

Pesquisas apontam mais uma consequência dessa exposição, a perda auditiva.

O Dr. Erik Fransen, da Universidade da Antuérpia na Bélgica, é um dos pesquisadores principais de um estudo que envolveu 4000 voluntários de ambos os sexos. Ele declara que a habilidade de perceber sons de alta frequência foi danificada nos fumantes e nos obesos, sendo que a perda auditiva é proporcional ao quanto o indivíduo fuma e ao índice de massa corpórea. Ocorre uma piora quando a pessoa fumou regularmente por um período superior a um ano.

Ao contrário de outras partes do organismo, uma vez que tenha ocorrido o dano, não há perspectiva de recuperação ou melhora na audição.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Miami e Universidade Internacional da Flórida envolveu 3.307 voluntários não fumantes sugere que o fumo passivo também está conectado às perdas na capacidade auditiva. A fumaça do tabaco prejudica o fluxo sanguíneo em vasos de pequeno calibre do ouvido, causando uma falta de oxigênio e acúmulo de substâncias tóxicas, resultando em dano celular.

O  fumo passivo aumentou em cerca de um terço o risco de perda auditiva em frequências de som altas, baixas e médias, a um grau onde os indivíduos podem sentir dificuldades em acompanhar uma conversação na presença de ruído ambiente.

 Dr. David Farby, que liderou a pesquisa, esclareceu que “O nível seguro de exposição (à fumaça do cigarro) é nenhuma exposição”.

Bom, mas parece que existe um limite para o dano causado pelo tabagismo, pois se não houvesse todos os idosos fumantes serião surdos. Mas, isso não quer dizer que não é mais um problema para se pensar , fika a dika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário